
Essa modalidade de crime continua acontecendo. Recentemente em nossa região várias pessoas receberam ligações telefônicas em tom de ameça. Trata-se de um golpe em que um indivíduo desconhecido liga informando que sequestrou um dos moradores da casa e exige vantagem econômica, normalmente determinando que a vítima deposite dinheiro em uma conta bancária ou deposite créditos em um determinado número de aparelho celular. Para tanto, ameaça lesionar ou até matar a pessoa que, supostamente, está sequestrada e sob sua custódia.
Para convencer a vítima, o criminoso utiliza-se de informações previamente obtidas, como por exemplo, o nome, local de trabalho ou rotina do suposto sequestrado.
Em todos os casos até aqui registrados não havia nenhum sequestro em andamento, mas sim a tentativa do criminoso ludibriar a vítima para dela obter a vantagem ilícita. Via de regra, tais ligações são realizadas a cobrar e originadas de outros Estados e até de dentro de presídios.
SE ISSO ACONTECER É RECOMENDÁVEL:
Tente manter a calma e não deixe se tomar pela emoção. O desespero faz com que a vítima não consiga racionar com clareza;
Antes de qualquer providência, tente contatar com a pessoa que, supostamente, está sequestrada, por meio do celular de amigos, de colegas da escola ou serviço.
Ligue imediatamente para a polícia e denuncie. Os policiais saberão como orientá-lo e auxiliá-lo.
Utilize o telefone 190 da Polícia Militar.
Importante. Não deixe de registrar o boletim de ocorrência.
OUTROS CUIDADOS QUE DEVEM SER ADOTADOS:
Oriente as crianças e funcionários da casa ou do serviço a não fornecerem informações a estranhos (nome, endereço, rotinas etc.). Estas informações serão utilizadas pelos criminosos.
Suspeite de telefonemas de desconhecidos ou pesquisas solicitando informações sobre moradores ou hábitos de casa; não atenda ligações a cobrar de desconhecidos; desligue imediatamente se a pessoa não se identificar.
Evite usar adesivos de faculdades, condomínios, academias, entre outros, colados no carro; esses sinais identificam seu estilo de vida e podem torná-lo um alvo atraente.
Procure manter alguém da família sempre avisado sobre seus horários, compromissos, itinerário e tempo estimado de chegada. Isso facilitará sua localização se for necessário.
Evite dar informações a pessoas que acabou de conhecer.
Não anote telefone residencial no verso de cheques, especialmente em postos de gasolina; no caso de assalto, suas informações pessoais em mãos erradas podem ser usadas pelos criminosos.
Faça sua parte. Adote medidas de prevenção! Colabore! Diante de um delito, ligue 190.
Nenhum comentário:
Postar um comentário