
Nos termos do artigo 144 da Constituição Federal, de 1988, "a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos". Diante disso, todos os cidadãos são concitados a contribuírem com medidas individuais simples e que refletem na segurança coletiva – a chamada prevenção básica por meio de medidas de auto-proteção.
Diuturnamente a Polícia Militar de Assis e região tem intensificado o patrulhamento visando a segurança do patrimônio de nossos munícipes. Mas também é necessário que os cidadãos contribuam com medidas simples, visando a segurança do próprio patrimônio. Hoje, nosso alerta é relacionado aos veículos de pequeno, médio ou grande porte. Seguem as medidas sugeridas:
- Equipe seu automóvel com dispositivos que dificultem a ação de criminosos, tais como travas mecânicas de pedais e volante, interruptores elétricos e alarmes. Lembre-se que os infratores procuram sempre os carros mais fáceis para realizarem o furto ou o roubo.
- Avalie se seu veículo apresenta algum chamariz (atrativo especial) para furtos ou roubos: uma janela entreaberta, alguma porta destrancada, a bandeja removível do toca-CD instalado no painel do veículo, entre outras circunstâncias.
- Evite a presença de bolsas, óculos de sol, jaquetas ou presentes sobre os bancos. São objetos que atraem a atenção dos infratores. Caso tenha que deixá-los no veículo, guarde-os no porta-malas.
- Ao estacionar, feche inteiramente o veículo, mesmo que seja por alguns minutos, procurando utilizar os dispositivos de segurança citados. Nunca deixe as chaves no contato de seu carro: pode parecer óbvio, mas em nossa região grande parte dos veículos é furtada por essa razão...
- Evite parar e estacionar em locais mal iluminados, isolados, com pouca movimentação de pessoas e com visibilidade prejudicada.
- Se tiver alguma informação que auxilie os trabalhos da Polícia para a identificação e prisão de criminosos, entre em contato, ainda que anonimamente via fone (pode ser o 190 ou o 181 – “disque-denúncia”, de qualquer lugar do Estado, a qualquer hora – sigilo garantido).
Contribua com suas iniciativas. Faça a sua parte, sua participação é muito importante!
Conte sempre com a Polícia Militar!
Telefone 190 (24 horas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário