REGIÃO DE ASSIS

REGIÃO DE ASSIS/SP. NOTÍCIAS E ORIENTAÇÕES SOBRE POLÍCIA OSTENSIVA E PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA NOS 13 MUNICÍPIOS DA ÁREA DO 32º BPM/I, SUDOESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO (ASSIS, PARAGUAÇU PAULISTA , CÂNDIDO MOTA, PALMITAL, TARUMÃ, MARACAÍ, CRUZÁLIA, LUTÉCIA, PEDRINHAS PAULISTA , FLORÍNEA, IBIRAREMA, PLATINA E CAMPOS NOVOS).

VEJA E BAIXE A REVISTA COMEMORATIVA DOS 25 ANOS DO BATALHÃO (CLICK AQUI), EM PDF! NOSSA HISTÓRIA REGISTRADA.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Prefeito de Assis recebe a Medalha “Brigadeiro Tobias”, em São Paulo

                           
      Na imagem, Coronel Airton, Tenente-Coronel Franco Nassaro, Prefeito Ricardo e Coronel Meira.

Na manhã da última sexta-feira (04/10/13), o Comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Tenente-Coronel PM Adilson Luís Franco Nassaro, acompanhou o Prefeito Municipal de Assis, Ricardo Pinheiro, que recebeu a Medalha Brigadeiro Tobias, mais alta condecoração da Polícia Militar de São Paulo, em solenidade comemorativa realizada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), localizada no Bairro Tucuruvi, zona norte da Capital.
O Secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Benedito Roberto Meira e o Comandante Regional (CPI-4 - Bauru) Coronel Airton Iosimo Martinez também participaram do evento que reuniu autoridades civis, militares, políticos, familiares e convidados dos agraciados. Além do Prefeito de Assis, apenas 51 autoridades civis e militares também receberam a honraria na mesma solenidade, que ocorre uma vez ao ano e é encerrada com grandioso desfile militar.
A Medalha Brigadeiro Tobias foi instituída pelo decreto nº 45.648 de 07 de dezembro de 1965, em homenagem ao Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fundador da Polícia Militar, com a finalidade de condecorar os integrantes da corporação e das Forças Armadas que praticam atos relevantes e contribuem com o aperfeiçoamento e avanço das atividades.
Nascido em Sorocaba, durante a campanha pela Independência do País, Rafael Tobias de Aguiar entrou para política como eleitor em 1821 em Sorocaba. No ano seguinte, regimentou um grupo de combatentes para integrarem o Batalhão dos Paulistas e seguiu para o Rio de Janeiro disposto a defender o Príncipe D. Pedro. Missão cumprida com êxito, preservada a integridade do nosso príncipe, alçado a Imperador do Brasil em setembro daquele ano, como bem sabemos. Assumiu o cargo de Presidente da Província de São Paulo em 17 de novembro de 1831 e seguiu nas funções até o dia 11 de maio de 1835.
O Brasil vivia um período extremamente conturbado: o Imperador Dom Pedro I abdicara em favor de seu filho a Coroa e deixara o País, enquanto insurgências armadas ocorriam em todas as regiões do país. A crise era tamanha que invadia os quartéis e já atingia os núcleos policiais então existentes, que padeciam de falta de profissionalismo, imparcialidade, disciplina, lealdade aos valores da Pátria. Diante desse quadro, o Ministro da Justiça, Diogo Antônio Feijó, conclamou aos presidentes das províncias que socorressem a nação de alguma forma, autorizando a criação de Forças nas províncias. E foi assim, diante da turbulência que assolava o Estado Brasileiro, que Rafael Tobias de Aguiar (presidente da Província de São Paulo), em 15 de dezembro de 1831, organizou uma companhia de 100 homens, uma seção de cavalaria com 30 soldados e um tenente. Esse efetivo, nomeado Corpo de Guardas Municipais Permanentes, é a gênese da nossa atual Polícia Militar do Estado São Paulo. O fundador Tobias de Aguiar seguiu sua trajetória, entre alegrias e dissabores, entregando sem reservas seu espírito destemido à glória de São Paulo até 07 de outubro de 1857, quando atendeu ao chamado para a eternidade.
O Prefeito Municipal de Assis, Ricardo Pinheiro (advogado, pós-graduado em Gestão de Cidades), tem mostrado ser grande parceiro da Polícia Militar, como comprovou com a ampliação da Atividade Delegada em funcionamento no município desde junho de 2013, com grande sucesso, além de outras iniciativas conjuntas voltadas à segurança pública da comunidade.  O Batalhão de Assis indicou o nome do Prefeito, que foi acolhido pela Comissão da Medalha em São Paulo, sob coordenação do Comando Geral. Parabéns, Ricardo Pinheiro, pela merecida homenagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário