REGIÃO DE ASSIS

REGIÃO DE ASSIS/SP. NOTÍCIAS E ORIENTAÇÕES SOBRE POLÍCIA OSTENSIVA E PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA NOS 13 MUNICÍPIOS DA ÁREA DO 32º BPM/I, SUDOESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO (ASSIS, PARAGUAÇU PAULISTA , CÂNDIDO MOTA, PALMITAL, TARUMÃ, MARACAÍ, CRUZÁLIA, LUTÉCIA, PEDRINHAS PAULISTA , FLORÍNEA, IBIRAREMA, PLATINA E CAMPOS NOVOS).

VEJA E BAIXE A REVISTA COMEMORATIVA DOS 25 ANOS DO BATALHÃO (CLICK AQUI), EM PDF! NOSSA HISTÓRIA REGISTRADA.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Quase uma crônica: o cachorro "Tição"


Hoje cedo, quando eu estava chegando á sede do batalhão em Assis para trabalhar, encontrei um cachorro preto sem raça definida, de porte médio, com uma das patas machucadas, mancando. Parei na porta principal do quartel porque ele estava me seguindo, com bastante dificuldade e com o rabo balançando... Ele ainda tentou subir os três degraus, mas não conseguiu; provavelmente fora ferido por algum carro em movimento. Então ele deitou por ali mesmo, cansado, e ficou olhando enquanto eu cumprimentava o pessoal da recepção para começar mais uma abençoada sexta-feira de serviço.
Voltei minha atenção para a frente do prédio e pensei em uma forma de ajudar... lembrei que os policiais são treinados para buscar soluções e eu nunca deixei de atender alguém que venha pedir qualquer tipo de apoio relacionado à segurança, ou não. Aquele ser que não fala conseguiu expressar angústia e abandono, na porta do comando regional da PM... Com os colegas da recepção tentei contato com entidades de acolhimento e doação, mas não houve êxito; alguns em férias, outros com muitos animais em atendimento.
Colocamos o cachorro provisoriamente no fundo da sede, no espaço do estacionamento das viaturas até verificar o que poderia ser feito. Decidi ligar para o Márcio Veterinário, vereador em Assis, pois sabia do seu comprometimento para com os animais e ele provou que exerce uma verdadeira vocação, muito além da compensação financeira, concordando em cuidar do bicho de olhar triste. O animal foi levado até o consultório veterinário e à essa hora está recendo cuidados profissionais.
Na parte da tarde, passei no endereço para cumprimentar pessoalmente esse abnegado cidadão e dizer que a Polícia Militar é protetora da vida, acima de tudo; alguém poderá até dizer que não é nossa missão dar encaminhamento à animais feridos, mutilados, abandonados à morte certa; mas eu responderei que uma sociedade revela o quanto é evoluida pela forma como trata a mais "insignificante" forma de vida...
O policial é treinado inclusive para matar e morrer, se preciso for, em defesa da sociedade... mas sempre se espera dele sensibilidade para lidar com a vida, para fazer de seu ambiente próximo um lugar melhor, mais humano, menos violento, acolhedor e para isso precisamos da apoio da comunidade; e eu me senti realizado por poder contar com esse apoio irrestrito na data de hoje em um gesto simples, ao mesmo tempo de grande relevância.
Para quem leu até aqui deixo o recado final: a novela ainda não acabou! Quando "tição" ficar bom, vamos arrumar um voluntário para cuidar dele; o acolhedor felizardo (policial ou não) levará consigo um cão amigo que lhe trará companhia e horas de alegria, uma história para contar e a nossa admiração.

Adilson Luís Franco Nassaro
Major PM Comandante Interino do 32º BPM/I

3 comentários:

  1. Muito legal seu texto, nao apenas em relacao ao cachorro, como tambem na forma de inspirar as pessoas a ter mais sensibilidade com o mundo, especialmente aqueles que tem como profissao o contato com o publico.
    Espero que Tição tenha um final feliz.

    ResponderExcluir
  2. Bacana seu comentário. A Silmara e a Solange, do batalhão estão verificando possíveis interessados em adotar o Tição e outros animais que estão disponíveis na clínica do Márcio Veterinário. Se você tiver conhecimento de alguém, por favor entre em contato. O Márcio disse que o Tição é muito bonzinho. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Postei no Facebook para que as pessoas conheçam a história do Tição e para que incetive mais e mais pessoas a ajudar e protegerem esses seres indefesos. Parabéns pela atitude Major, o texto ficou lindo! Vamos torcer pelo Tição.

    ResponderExcluir